Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Correção de Postura

A má postura pode ser causa de várias lesões. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
Atividades e postura São vários os tipos de trabalho que obrigam a pessoa a manter certas posições do corpo durante muito tempo e que podem acarretar problemas posturais. Os dentistas, os digitadores, os estivadores, entre outros, podem ter sua postura afetada pelo trabalho, sejam eles em pé ou sentados, necessitam de uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc…) para prevenir defeitos posturais. Assim, qualquer postura que não obedeça a esses princípios pode acarretar problemas.

A maioria das tarefas do dia-a-dia, como o simples ato de se curvar na pia do banheiro para escovar os dentes ou até se levantar da cama, podem levar ao mau posicionamento da cabeça e dos ombros. O problema se agrava ainda mais se essa exposição acontece por períodos prolongados. “É o caso de quem trabalha com computador”. ficando muito tempo sentado, quase sempre de maneira errada, executando uma tarefa minuciosa com as mãos. Essa repetição de esforço pode levar o quadro a evoluir de uma leve tensão muscular para uma lesão articular ou até à compressão das raízes nervosas”. O melhor caminho para acabar com esse tormento é a prevenção. Para isso, é preciso manter a postura em ordem e os músculos com flexibilidade. “Os exercícios de alongamento são fundamentais, principalmente para quem se mantém numa mesma postura por muito tempo”, recomenda-se caminhadas, especialmente para quem sente dores na região lombar. “Quem passa muito tempo sentado, deve caminhar diariamente por uma hora. Isso ajuda a reposicionar a cervical”. Além disso, é importante se submeter a uma avaliação postural para descobrir eventuais erros de postura. “Quem sabe que tem problemas na coluna, deve procurar um bom colchão ortopédico. Mesmo quem não sofre costumeiramente com isso, deve optar por um colchão de densidade média e dormir sempre de lado, com um travesseiro entre as pernas e outro entre a cabeça e o pescoço, ajudando a manter a postura”.

Estética Postural
A estética corporal não está somente associada a uma pele bonita e macia, um peso ideal, medidas padrão de busto, cintura e quadril e uma boa produção de beleza (roupas, jóias etc.)
Tudo isto pode estar prejudicado se não apresentarmos uma boa estética corporal com harmonia e equilíbrio em os vários segmentos do nosso corpo.
A postura está intimamente relacionada com o padrão de beleza, assim, quando observamos a postura de uma mulher jovem que apresente: ombros enrolados para frente, leve cifose (corcunda) dando a aparência de seios caídos, com retroversão pélvica e retificação da coluna lombar (sem bumbum), flacidez abdominal, associada a uma escoliose (desvio da coluna) apresentando uma diferença na altura dos ombros.
Que tipo de produção de beleza poderá melhorar ou disfarçar a aparência desta pessoa?
Impossível. Se não pensarmos antes em uma correção postural efetiva, podemos então, recorrer a RPG – Reeducação Postural Global – uma técnica fisioterápica moderna, com princípios biomecânicos baseados em cadeias musculares e sua relação com a estrutura óssea, buscando uma visão global do “Ser”, garantindo sua eficácia.
Neste caso citado acima, se corrigirmos a posição dos ombros e atenuarmos a escoliose iremos melhorar a condição da cifose e a diferença de altura dos ombros e consequentemente promoveremos a elevação dos seios através do aumento de tensão dos ligamentos que mantém os seios em suspensão, sem dizer na diminuição da pressão sobre a coluna cervical.
Desta forma, além de termos um corpo bonito, estaremos evitando outras patologias que poderiam estar associadas a esta postura, como: tendinites, bursites, dores de coluna, ciatalgias, héneas de disco e outras que atingem indivíduos cada vez mais jovens.
Quanto mais cedo intervimos em posturas inadequadas, melhor serão os resultados obtidos caracterizando-se como terapia profilática.É importante resaltar que não existe um limite de idade para se trabalhar a postura, o que ocorre, é que uma pessoa com problemas posturais aos 60 anos certamente terá consequências muito maiores quando chegar aos 70 e assim por diante.
Assim, podemos dizer que é de extrema importância termos conhecimento e consciência de nossos problemas corporais para podermos buscar soluções eficazes com intuito de vivermos bem com o corpo que temos.
Movimentos que corrigem
Em pé ou sentada, sempre fique com as costas retas e a cabeça no mesmo alinhamento, como se fosse erguida por um fio. E Faça os exercícios que vão ajudá-la a conseguir postura perfeita, lembrando-se que a constância é a chave do sucesso: pratique-os diariamente
1) Posição: em pé, pernas juntas, braços estendidos para a frente, na altura do busto. Movimente os cotovelos para trás, inspirando, enquanto retrai a barriga e estica a cabeça para cima (como se estivesse crescendo). Relaxe. Repita 10 vezes.

2) Posição: em pé, a 30 cm de uma parede, apoie os ombros nela, deixando os braços cairem naturalmente. Eleve-os, depois, para a frente, com as palmas das mãos para cima, enquanto inspira profundamente. Abra os braços em cruz contra a parede, segurando a respiração, e depois deixe-os cair enquanto solta o ar dos pulmões. Repita 10 vezes.

3) Posição: no solo, com a barriga para baixo, pernas juntas e braços para a frente. Leve os braços, estendidos, para trás, erguendo o busto (sem levantar exageradamente o pescoço), ao mesmo tempo em que eleva ligeiramente as pernas esticadas. Mantenha a posição o mais que puder. Relaxe e recomece mais uma vez.


4) Posição: sentada no chão, com braços e pernas estendidos. Procure manter-se em equilíbrio (como no desenho), o mais que puder. Relaxe e recomece somente mais uma vez

Nenhum comentário:

Postar um comentário